Sempre Jesus

ensino

Dicas para uso de vídeo no ensino bíblico

Um irmão pediu orientações de como ensinar por meio de vídeo. As seguintes dicas valem tanto para ensino online ao vivo (streaming), como o ensino gravado por vídeo. São sugestões práticas para usar bem este meio de comunicação.

#1. Olhe para a câmera, não para sua tela. Obviamente, terá de consultar suas notas, mas evite olhar para sua própria imagem, ou a de outra pessoa, na tela. Olhar para a câmera dará maior sensação para os outros que você está olhando para eles.

#2. Tenha uma dicção clara e distinta. Forme bem suas palavras. Nem todos terão um bom sistema de som ou boa conexão. Não se apresse demais, para não atropelar nas palavras.

#3. Preste atenção ao fundo. Tire, se possível, objetos que desviam a atenção dos participantes. Evite que alguém fique passando no fundo, ou que haja outros movimentos ou distrações.

#4. Preste atenção à luz. Evite ficar diretamente em baixo da luz. Evite luzes que criam sombras fortes. Às vezes, várias lâmpadas colocadas estrategicamente oferecerão um visual mais agradável. Se usa óculos, tome cuidado com reflexos nas lentes.

#5. Use roupa simples. Evite camisetas com desenhos ou dizeres. Roupa e acessórios não devem chamar muita atenção. Mulheres que ensinam devem prestar atenção em maquiagem, brincos, correntes, decote, nada exagerado ou que chama muita atenção.

#6. Utilize a expressividade facial para reforçar a mensagem das suas palavras, sem exagerar. Dê vida ao conteúdo pelos seus olhos. Deixe que suas emoções apareçam no rosto. Faça questão de sorrir.

#7. Faça gestos menores, e sempre dentro do alcance da câmera, pois em vídeo aparecem mais exagerados. E não se aproxime da câmera com as mãos ou com a Bíblia, pois aparecerão maiores do que são em relação ao rosto.

#8. Tire todos os sons e barulhos no fundo possível, tais como rádios, televisões, conversas, aparelhos ou ventiladores. Desligue as notificações do seu próprio celular. Esteja atento aos sons de ambiente aos quais você se acostumou.

#9. O ângulo da sua câmera não deve ficar abaixo do seu rosto. Ninguém quer ver dentro do seu nariz. Apoie sua câmera ou laptop em cima de livros ou outro meio de manter o aparelho elevado um pouco acima do nível de seu rosto.

#10. Prenda animais de estimação, para não atrapalharem sua apresentação. Instrua crianças a não interromper durante o ensino. São distrações que impedem o ensino.

Para mais informações sobre o ensino bíblico, aguarde o livro: Tudo para a edificação da igreja.

Qual a sua ideia?

%d blogueiros gostam disto: