Projeto Alcance

Sempre Jesus

Bíblia

Dia 15: Romanos 15

Nos versos 1-13 Paulo continua a discussão sobre como tratar diferenças entre irmãos. As diferenças não são questões de doutrina que têm a ver com a salvação. Tratam de opiniões divergentes sobre tais coisas como alimentos e dias especiais. Nessas questões, Paulo recomenda tolerância, especialmente da parte dos mais fortes espiritualmente, 15.1-4. O alvo é edificar ao irmão. Cristo nos dá exemplo: não agradou a si mesmo, pois recebeu os insultos que eram nossos. A citação que Paulo fez das Escrituras é apenas um exemplo de como foram escritas para nos ensinar.

Tudo isso vem de Deus que nos dá não somente esperança e ânimo na nossa fé, como também um espírito que valoriza a unidade e busca promovê-la entre irmãos, 15.5-6.

Por uma série de citações do Antigo Testamento, Paulo reforça o espírito de unidade entre judeus e gentios, pois Cristo aceitou ambos tornando-se servo, 15.7-13.

Paulo expressa confiança na capacidade de os romanos ajudarem uns aos outros e descreve o seu serviço a Deus aos gentios, especialmente seu alvo de “pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido” 15.14-22.

Novamente, ele partilha seus planos de visitar Roma a caminho da Espanha, depois de levar a Jerusalém as ofertas das igrejas para os pobres, e espera dar aos romanos “a oportunidade de me ajudarem em minha viagem para lá” 15.23-33.

2 Comments

  1. Jr.

    Ei, Randal, estou gostando muito deste estudo, muito obrigado!
    E também ansioso pela última parte, o capítulo 16!
    Grande abraço!

    • Obrigado, Jr., espero ainda postar o último. No retorno, ficou muita coisa pendente …

Qual a sua ideia?

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: