Projeto Alcance

Sempre Jesus

Bíblia

Dia 2: Romanos 2

RESUMO. Depois de mostrar que o pagão está perdido na sua escolha por ignorância, Paulo demonstra que o judeu também está perdido porque não cumpre a lei de que tanto se orgulha.

COMENTÁRIO DE 2.6-11. Paulo faz uso aqui de um quiasmo, ou afirmações em formato espelhado, para enfatizar seu ponto.

A. Deus julga todos conforme o que tem feito, 6.

B. Deus dá vida eterna aos que fazem o bem, 7.

C. Deus derrama ira sobre os que vivem por si, 8.

C’. Haverá calamidade para os que fazem o mal, 9.

B’. Haverá glória para todos os que fazem o bem, 10.

A’. Deus não mostra parcialidade, 11.

COMENTÁRIO DE 2.24. O propósito de Deus é de trazer todos os povos para sua presença. Os judeus deviam servir como luz às nações. Por meio da nação escolhida ele queria abençoar todas as nações. Mas os israelitas deixaram de cumprir a sua função. Envolveram-se na idolatria, na injustiça e na imoralidade. (A primeira leva aos demais pecados.) Paulo cita Isaías 52.5 e aplica o texto ao fracasso de Israel. Os judeus se orgulharam no exterior e deixaram de atentar-se ao interior.

O povo de Deus hoje é a igreja de Jesus Cristo. Os discípulos do Senhor são a família de Deus. Sua função no mundo é semelhante à de Israel sob a aliança antiga. Se não cumprirmos hoje a nossa missão de anunciar a Boa Nova, e se o mundo falar mal do nome de Deus por nossas falhas, quão maior será a nossa condenação?!

1 Comment

  1. RICARDO

    Tenho aprendido muito com a leitura do livro de Romanos. Devemos aprender a servir .Nos orgulhar da nossa fé e do evangelho que é poderoso para salvar vida.

Qual a sua ideia?

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: