Arlie Smith chegou ao Brasil em 1956, o início efetivo dos trabalhos das igrejas de Cristo. Há dois anos encontrei uma notícia, num jornal da irmandade, a respeito da sua chegada.

América do Sul: Deu-se o primeiro golpe nos quatro últimos meses numa terra de 200 milhões de almas. Arlie Smith está agora radicado em São Paulo, Brasil. Não existe no mundo campo mais fértil.

Quem escreveu foi Charles A. Holt na edição de 29 de novembro de 1956 da revista The Gospel Guardian.

Sem contar Virgil Smith, Orlando Boyer e George Johnson, chegados em 1927-29, que se desviaram e levaram todas as igrejas estabelecidas para a Assembleia de Deus, Arlie Smith foi o missionário pioneiro das igrejas de Cristo no Brasil.

Por causa dos apelos de Arlie feitos nos jornais da irmandade, formou-se a equipe que chegou a São Paulo em 1961.

Inspirada nela, formou-se a de Belo Horizonte, que se estabeleceu na cidade em 1967-68. De um esforço unido das duas equipes de recrutar outras, a nossa chegou à capital mineira em 1984. Assim, traço uma linha, por meio das equipes paulista e mineira, de Arlie até a nossa presença no Brasil.

Desde a chegada de Arlie e sua esposa Alma, tem havido uma presença contínua da pregação do evangelho no Brasil.

Conheci Arlie nos anos 80, num retiro missionário. Uma única vez, pelo que me lembro. O que mais guardo na lembrança eram seus gestos únicos com a mão. Ele morreu no Brasil, tendo dado sua vida ao evangelho nesta obra.

A afirmação no jornal quanto ao campo fértil era uma espada de dois gumes. O campo era de fato fértil. Hoje, o catolicismo caiu de 95-97% da população para acerca de 70% hoje. Mas a grande maioria dessa perda se deve ao crescimento do pentecostalismo, muito além de outras formas do protestantismo.

A preocupação constante dos irmãos missionários tem sido a de como aproveitar as mudanças religiosas brasileiras, sem cair no emocionalismo do pentecostalismo. Não sei se encontrou-se uma solução. Lembro-me da sugestão de um missionário para uma pregação mais calorosa.

De qualquer maneira, o primeiro golpe se deu em 1956. E pelo Brasil afora muito mais caíram pelo reino do Senhor, na busca de uma colheita espiritual, para a glória do nosso Mestre.

Damos graças a Deus por Arlie e Alma.

Adaptado de um texto em inglês que escrevi faz dois anos.