Este pequeno esboço de oito pontos serviu para uma aula ou pregação, nem me lembro agora qual foi. Talvez sugira umas ideias para você.

1 Pedro 5.1-11 (texto bíblico abaixo)

  1. Deus nos dá pastores (1-3).
  2. Deus nos aponta a vinda de Cristo (4).
  3. Deus nos chama para ser humildes (5-6).
  4. Deus nos convoca à oração (7).
  5. Deus nos chama à resistência (8-9).
  6. Deus nos lembra da solidariedade familiar (9).
  7. Deus nos faz promessa (10).
  8. Deus nos convida à adoração (11).

1 Pedro 5: Agora, dirijo-me aos presbíteros que estão entre vocês. Falo não só como presbítero que sou, assim como vocês, mas também como testemunha dos sofrimentos de Cristo e como participante da glória que vai ser revelada. Eu lhes peço isto: 2 Pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês, e tomem conta dele com muito cuidado. Porém, não façam isso como que por obrigação, mas sim espontaneamente, como Deus quer. Não pastoreiem, tampouco, por ambição ao dinheiro, mas sim de boa vontade. 3 Não procurem dominar sobre aqueles que foram confiados a vocês, mas, pelo contrário, tornem-se exemplos para o rebanho. 4 Assim, quando o Supremo Pastor voltar, vocês receberão a coroa que é gloriosa e que jamais perderá a sua beleza.

5 Peço também aos mais jovens que sejam submissos aos presbíteros e que todos tratem uns aos outros com humildade pois, como dizem as Escrituras: “Deus se opõe aos que são orgulhosos, mas concede a sua graça*aos que são humildes”. Portanto, humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no momento certo. 7 Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, pois Ele cuida de vocês. 8 Tenham domínio próprio e estejam sempre alerta! O Diabo, o adversário de vocês, anda ao redor como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Resistam-lhe e estejam firmes na fé, pois vocês sabem que no mundo inteiro seus irmãos estão passando pelos mesmos sofrimentos.

10 Mas depois de vocês terem sofrido um pouco, Deus os fará perfeitos e firmes, fortalecendo-os e dando-lhes estabilidade. Ele é a fonte de todas as bênçãos e os chamou para que vocês participem de sua eterna glória em Cristo. 11 A Ele seja o poder para sempre. Amém. (VFL)