Fui como professor de estudos intensivos na Escola de Treinamento para o Serviço Cristão (SerCris), nos dias 22-27 de novembro, em Campo Grande (MS). Durante os seis dias, os alunos assistiram seis horas de aula a cada dia. Ensinei duas matérias, Hebreus, das 9h-12h, e 1 Coríntios, das 14h-17h.

Os alunos foram bem esforçados e mostraram muito interesse nas matérias. Houve debate, perguntas, troca de idéias, o que enriqueceu muito a experiência.

À noite, os alunos trabalhavam no bairro Jardim Noroeste, junto com o professor prático, Valentim Zanatta, também presbítero na congregação no centro da cidade.

As instalações da SerCris, perto do prédio da igreja no centro, providenciaram um ambiente propício para a aprendizagem, com sala de aula ampla, ar condicionado, e todos os recursos necessários à disposição do professor. Os alunos também contam com boa biblioteca teológica e sala de computação e Internet.

A primeira ordem do dia foram os devocionais para homens e mulheres, às 8h30. Vicki ministrou uma meditação do devocional das mulheres, e eu, dos homens.

Procurei alcançar quatro objetivos durante a semana: (1) estabelecer logo um bom relacionamento com os alunos, para melhor encorajá-los na sua fé; (2) comunicar o conteúdo de Hebreus e 1 Coríntios, por meio de uma análise do texto e da estrutura dos livros; (3) partilhar experiências pessoais como exemplos de situações a serem encontradas no serviço cristão; (4) relacionar o significado dos livros ao relacionamento pessoal do aluno com Deus.

A escola é bem estruturada, não somente nas suas instalações físicas, mas também na sua organização, tendo como presidente outro presbítero da congregação no centro, Carlos Costa, e uma diretoria composta de irmãos fiéis, além de contar também com um Conselho Curador. Edgar Maciel Rezende, também presbítero, serve como vice-presidente.

A escola pensa também além da formatura do aluno, com cinco anos de convênio financeiro com a igreja mantenedora do obreiro formado e contratado.

A formatura da sétima turma da SerCris ocorrerá no dia 4, com nove alunos. Até 2010, são 63 alunos de 25 congregações de 10 estados.

Nesta nossa primeira vez de ensinar na SerCris, ficamos bem impressionados com este trabalho do Senhor e com o treinamento sendo oferecido de maneira prática e eficaz. Damos graças a Deus pelos esforços destes irmãos e alunos, cujo alvo é dilatar o Reino de Deus e servir fielmente nosso Senhor Jesus Cristo.

(Estamos com problema de imagens; logo que for resolvido, colocaremos uma foto.)